sábado, 30 de setembro de 2017

O que é arte?

Recentemente mais um caso de "preconceito a arte" ocorreu. Dessa vez no MAM. Em uma apresentação em São Paulo, um determinado artista ficou nu. Ele seria manipulado pelas pessoas. Seria uma comparação a uma peça de outra exposição, em que as pessoas podem manipular e mexer do modo que quiserem. Já estão vendo o problema não é? Quando uma criança interagiu com a "peça humana"... Isso causou um ENORME climão se é que me entende. Isso sem contar com as frases da mídia chamando tudo aquilo como "pornografia visual".
Tenho vários argumentos contra isso mas vamos primeiro com a comparação. Tempos atrás, uma amiga me pediu um desenho. Era uma foto de sua filha. Estava muito ruim a imagem. Eu tive que usar lupa para o desenho (sério, eu comprei uma lupa para desenhar a criança) e fiz o desenho HB e 6B. E só isso. Terminado ele, depois de quase três meses, e alguns dias, eu mandei a imagem escaneada. Já falando que o desenho estava ruim mesmo, pelo menos na minha visão. Quando a moça viu, não gostou. Mas ela disse algo que, para mim, foi horrível. Ela disse que meu desenho era uma caricatura! Esse desenho que estou postando era uma caricatura. Para você esse desenho é uma CARICATURA? Creio eu que não... Mas piora. Ela disse que parecia sim uma caricatura, já que ela era irmã de uma pessoa formada em artes... Pelo jeito conhecimento de artes plásticas se passa geneticamente em uma cadeia invisível não é? Eu não me importaria te falarem "ah Luis, seu desenho esta ruim", mas não que o que eu fiz estava indo em uma direção contrária do que eu fiz. Pois eu recebi críticas negativas sim, e tentei melhorar meu traço. Então, mostrei meu desenho as pessoas que entendem disso, incluindo um professor de artes, e todos me falaram a mesma coisa. Posso não ter ido bem ao sombrear o trabalho, mas aquilo não era uma caricatura nem aqui, nem em Marte! O que quero mostrar nessa parte? Pois muitas pessoas pensam que entendem de arte. Ou simplesmente, não refletem sobre o que esta acontecendo!
Agora, vejam esse exemplo: recentemente fiz mais um desenho para uma amiga de graça. Era dela grávida de uma maneira bela. Usei como referência uma foto dela. Tive todo um trabalho que me consumiu dois meses. E depois de tudo eu terminei. Fiquei contente. Parecia ela. Ela também achou. Eu não estava ligando para receber algo nesse caso, pois queria presentear uma pessoa que já sofreu muito. Mas se a felicidade dela seria alcançada! E eu consegui! E isso foi awesome! Pois ela respeitou meu trabalho.
Sendo que já fiz desenhos em que a pessoa me pediu para mudar várias vezes o mesmo desenho. Aqui postarei a imagem da Ana Cristina Ribeiro. Que me pediu para arrumar umas sete vezes no mínimo o trabalho.
Mas vamos mais a fundo nesse assunto. Desde que o homem é homem, ou melhor, um pouco depois disso, nós temos neuras com nossos corpos. Temos certos problemas de expressar nossa inconformidade com certas coisas. Especialmente com nossa sexualidade. Prova? Quantas pessoas tem a coragem de falar que broxaram? Quantas mulheres não se acham bonitas pois a mídia valoriza só as magricelas? Só ver que em muitos lugares como música, filmes e séries, eles valorizam mais a estética do que o talento das pessoas.
Literalmente, nós impedimos que outros tratem sobre sexo de forma verdadeira e franca, mas excitamos eles de outra forma. Complicado.
Vejam só, eu não sou formado em artes. Mas amo trabalhos de Van Gogh, Pablo Picasso e Salvador Dali. Pois me fazem pensar, e tratando sobre Picasso vamos falar de La Guernica. O pintor havia sido escolhido pelo governo espanhol para representar a Espanha na Exposição Internacional de Artes e Técnicas, que aconteceria em Paris. Quando o artista recebe a notícia do massacre ocorrido da cidade basca de Guernica, ele faz do desastre o tema de sua tela. O bombardeio aéreo à cidade foi feito por caças alemães em apoio ao general Francisco Franco. Atualmente está no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madrid na Espanha.
É isso que um artista faz. Ele se expressa. Não estou falando de pessoas colocando o dedo no cu um do outro. Mas sim de uma coisa que mostra como as pessoas tratam as pessoas como objeto, ou outra coisa. Vejam só! Nem fui no museu e já imaginei do que se trata ele! Eu pensei e refleti sobre isso!
Sobre nudez... Vejam só! Eu fiz desenhos de homens e mulheres quase nus ou completamente. Pois queria expressar algo com eles. Ou só fui desafiado a fazer isso. Eu não fiz uma grávida quase nua por nenhuma intenção pesada. Eu só queria desenhar caramba!
E só um detalhe: nessa exposição no MAM, foi falado o que teria e um responsável (seja pai ou mãe, ou qualquer outro) levou a criança! Não foi o artista o culpado. Nem o museu. É como deixar uma criança livre para mexer na internet e reclamar dela procurar por coisas ilícitas. Lembrando que na cidade de Santa Isabel já tivemos artistas que usaram do "nu".

Nenhum comentário:

Postar um comentário