É dito que ela foi formada por humanos. Mas não ouça tolices daqueles que não enxergam o sonhar. Acreditavam que teria sido por kiths europeus. E também, isso é falso. Foi a Nação Eborá, que deu vida a essas terras.
Historiadores dentro do contexto histórico da cidade, dizem termos até uma influência Caapuã... onde brancos, negros e indígenas conviveram perfeitamente. Assim como kiths do Novo e Velho Mundo. Isso é tão verdade, como Cartago ter sido a utopia brujah. O que seria isso? Não precisa saber. Só acredite, essas pessoas na prefeitura estão falando bobagens para encher livros de história de alguma biblioteca que jamais serão lidos. Pelo menos, por alguém com o mínimo de conhecimento no oculto.
O que podemos falar é que, existem alguns descendentes de indígenas nessas terras, mas devido a territórios próximos e outros distantes - Igaratá e Nazaré Paulista, por exemplo. Pois quando o europeu chegou aqui, fez o que mais gostava: matar almas, matar a natureza, matar por matar.
A Nação Eborá prosperou apesar de tudo, pois dentro da cidade havia abolicionistas. Mas não pense que isso ocorreu de forma "bela" como os textos positivistas ou os conservadores querem fazer parecer. Eles os fizeram por seus interesses, mas graças aos eborás, e alguns poucos caapuã que lutaram contra a escravidão.
Com isso, a cidade de Santa Isabel recepciona todos, de forma amável. A maioria dos caapuãs e eborás permitem que outros de seus kiths possam participar da cidade. Entretanto, aqueles que tem origem europeia, são vistos como "forasteiros" ou "turistas". Com exceção de alguns que são nativos, valorosos ou com má reputação. Cada qual tratado como for mais conveniente.
As lendas, que são contadas pelos locais, faz manter uma grande dose de glamour. Já que o governo municipal parece querer falar de um modo tão lúdico e educacional, que perde partes dos valores. Por isso, caapuãs, erobás e kiths em geral, protegem esses homens como fontes de sabedoria. A todo o custo.
Assim, devemos ter consciência sobre diversos kiths, quimeras... E alguns seres antagônicos, aos quais estão sendo investigados.